sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Curiosidades sobre processo de fabricação de vinhos

Um pouco sobre o processo de fabricação de vinhos

A colheita

O esmagamento Hoje em dia o processo é mecanizado com pouco contato humano. O esmagamento da uva produzirá uma mistura de suco, cascas e bagas que será chamado de mosto.

A fermentação
É a parte mais complexa e importante do processo de fabricação do vinho. Nesta etapa é necesário um contrôle rígido da temperatura bem como apresença correta de microrganismos responsáveis pela fermentação. Dentre eles o mais comum é uma levedura, a Saccharomyces cerevisae, e o contrôle da temperatura é fundamental para o crescimento e cultura das bactérias não devendo exceder os 25 a 30 C.

Filtragem
Nesta etapa ocorre a filtração do vinho. Ele é clarificado com a retirada dos produtos e sedimentos que deixam o vinho turvo.

Envelhecimento
Passada a etapa de fermentação, o vinho passará para o envelhecimento em barris, em geral, de carvalho. O tempo de envelhecimento varia de uva para uva e, durante esse tempo, a acidez diminui e os vários componentes da uva passam a formar o corpo e a estrutura do vinho gerando a complexidade de seus odores e sabores.

Boa parte dos vinhos produzidos no mundo sofrem apenas dois anos de envelhecimento. Muitos vinhos considerados de guarda, são capazes de manter suas características por décadas.

Vintage
Um vinho considerado "vintage" é feito com a totalidade ou maioria de uvas produzidas em determinado ano e rotulado dessa forma.
Muitos países permitem que o vintage tenha uma pequena porção de uvas de outra safra. Variações nas características das uvas de ano para ano podem incluir profundas diferenças de sabor, cor, aromas, corpo e equilíbrio. Um bom vinho tinto pode melhorar muito suas características com o envelhecimento, desde que bem armazenado. Consequentemente, é comum que um apreciador ou mesmo o fabricante guarde algumas garrafas de seus melhores vinhos para consumo futuro
Quanto ao teor de açúcar :
Brut-nature: é aquele sem adição de açúcar, com pouco açúcar ou zero.
Extra-brut: de 0 a 6 g/l.
Brut: até 15 g/l.
Extra-seco: entre 12 e 20 g/l
Seco, sec ou dry: entre 17 e 35 g/l;
Doce: mais de 50 g/l